EMPREENDER É PARA TODOS, MAS NÃO É PARA AMADORES!
(Gecilda Esteves)
O primeiro desafio que a pessoa que empreende precisa superar é abrir mão de só fazer o que se gosta. É preciso fazer o que não gosta para ter sucesso naquilo que gosta!
Como assim Gecilda, eu não devo viver a minha paixão empreendendo? Lógico! Mas você também precisa fazer coisas que, talvez, para você não sejam tão apaixonantes assim:
- Fazer planejamento estratégico do negócio;
- Estabelecer metas financeiras;
- Definir estratégias de abordagem e vendas;
- Criar metodologias de trabalho alinhadas a sua cultura organizacional.
Pois é, para muitos empreendedores, fazer gestão da sua empresa é a primeira coisa que é delargada… Zero dados… Zero informações… Zero planejamento… Zero análise… E o próximo zero é o de fechamento das portas…
Mas você não é todo mundo e você não pensa assim!!! E se pensava, três parágrafos já fizeram você pensar na ideia de ser diferente!
Empreender envolve ter uma mentalidade que produz pensamentos, comportamentos e atitudes que fazem a pessoa que empreende pensar, não apenas na sua paixão, mas no seu negócio como um todo.
A pessoa que fica focada no operacional, não faz o seu negócio crescer!
- Quantas padarias de bairro maravilhosas você já viu que não tem uma filial?
- Quantos salões de beleza você já foi que não tem uma segunda loja?
- Quantos mercadinhos de bairro nunca viraram uma rede supermercados?
- Quantos negócios digitais são movidos pelo rosto dos seus donos?
Uma empresa existe para que ela possa crescer e frutificar, pois a melhor forma de você ajudar pessoas, em nível global, é ter um negócio que seja lucrativa.
Desmistificar a ideia de que lucro é uma coisa ruim, é o segundo passo para a pessoa que quer empreender com sucesso. O que pode ser ruim é você usar o lucro como um fim em si mesmo! Usar o lucro para crescimento do seu negócio e para garantir um futuro melhor para você e sua família é o melhor destino que ele pode ter.
Entenda, uma mentalidade empreendedora é uma mentalidade que faz acontecer!
É uma mentalidade que tem coragem de começar criar uma oportunidade de resolver o problema das pessoas de maneira simples e inovadora.
É uma mentalidade que toma decisões ágeis, não tem medo de se adaptar às mudanças e não coloca na conta do governo, da sociedade e de qualquer crise a culpa pela sua inabilidade de tornar o seu negócio lucrativo.
Portanto, uma mentalidade empreendedora é uma mentalidade que assume responsabilidades, reconhece seus pontos fracos e busca conhecimento e expertise para tornar essa fraqueza em sua maior força.
É uma mentalidade que tem uma visão estratégica do negócio: ela traça objetivos e metas para cada uma das quatro principais áreas da empresa: desenvolvimento, pessoas, comercial e financeiro; mas não vê esses objetivos e metas de forma isolada… Ela os vê de forma integrada para que o propósito do negócio seja atingido que é: mais pessoas sendo alcançadas e beneficiadas pelos seus produtos e serviços.
É uma mentalidade que entende que precisa aprender, mesmo escolhendo delegar!
Assim, podemos dizer que uma mentalidade empreendedora é uma mentalidade disciplinada para fazer o que precisa ser feito para que o seu negócio atinja o sucesso!
E por onde começar a desenvolver essa mentalidade?
Comece por…
- identificar o seu propósito;
- acreditar em você e seus objetivos;
- definir metas;
- se comprometer com as coisas;
- aceitar as mudanças;
- sair de inércia;
- aprender com seus erros, identificar seus pontos fracos e transformá-los em fortalezas;
- procurar por profissionais certos;
- cultivar a paciência.
Porque a mentalidade empreendedora não precisa ter as condições ideias. A mentalidade empreendedora cria tais condições, superando obstáculos e sendo capaz de progredir em qualquer ambiente; e principalmente é aquela mentalidade que vê um mar de oportunidades onde muita gente só vê problemas.
Se você quer aprender a desenvolver essa mentalidade empreendedora, nós aqui no @falandodecontabilidade, temos treinamentos especialmente desenvolvidos para você se tornar uma empreendedora e um empreendedor de sucesso.
Um abraço fraternal,
Gecilda Esteves